Toka a Brindar!
Brinde Mala de costas Vermelha com logotipo Bigmat

Lançamento de novo brinde todas as semanas!

Saiba mais aqui >

Casas de banho pequenas, aproveite o espaço ao máximo.

Como aproveitar ao máximo o espaço de um casa de banho pequena?

As  casas de banho pequenas são um grande desafio quando se trata de remodelação e decoração. Apresentamos-lhe alguns conselhos para aproveitar ao máximo o espaço de uma casa de banho pequena sem descurar o estilo e decoração.
 

Desta forma, existem duas abordagens principais:
1. Alterações estruturais, remodelar estruturalmente a casa-de-banho poderá permitir-lhe um melhor aproveitamento do espaço.

2. Mudanças decorativas, apostando em móveis e soluções funcionais que combinam com o estilo que deseja alcançar.
 
Como? Embora o espaço seja pequeno, pode aproveitá-lo ao máximo, usando alguns truques como os que propomos para tornar a sua casa de banho maior, sem perder nenhum conforto.

  

1. Alterações estruturais para ganhar espaço numa casa de banho pequena

Começar por simplificar
Aproveite a remodelação para simplificar ao máximo a sua casa de banho. Remova todos os elementos dispensáveis de forma a tornar o espaço mais amplo e iluminado.
 
Portas e janelas de correr
Poderá optar por portas e janelas de correr para não necessitar do espaço para abrir e fechar. No caso das janelas, também poderá optar por janelas basculante ou oscilobatente.

 
Janela Bigmat Oscilobatente (em amostra nas nossas instalações)


 

Base de duche
Se tiver banheira, aconselhamos fortemente a trocar por uma base de duche. A base de duche permite-lhe aproveitar mais a superfície, é muito mais prática e também cria maior amplitude visual. Também é mais adequada para qualquer membro da casa que tenha dificuldades de se mover ou que tenha mobilidade reduzida.


 

Mostramos-lhe algumas opções disponíveis por encomenda. Para mais informações contacte-nos.


 
Divisória de duche transparentes
O intuito de criar maior amplitude visual é reforçado se optar por uma proteção de duche transparente. Para além de ser uma opção mais “clean” e funcional, esta solução evitará limites visuais.

Mostramos-lhe algumas opções disponíveis por encomenda. Para mais informações contacte-nos.

 
 

Revestimentos: a importância das cores claras e brilhantes
Escolher a cor certa fará a diferença para dar uma sensação de espaço. Revestimentos claros refletem a luz e expandem visualmente o espaço. Os azulejos de grande formato irão criar uma sensação de reduzir o espaço, pelo que aconselhamos à escolha de azulejos de pequeno formato para criar o efeito pretendido. (No caso de ter de optar por os azulejos no sentido vertical ou horizontal, lembre-se que colocar no sentido horizontal irá criar uma sensação mais de espaço disponível, enquanto que vertical irá criar sensação mais de altura.

O branco é a cor especialmente indicada para um espaço pequeno, pois amplia a sensação de espaço, melhora a luminosidade dos quartos e é uma cor fácil de combinar.

Poderá optar por tintas ou azulejos cumprindo este objetivo.


 

Adicione profundidade com a ajuda do revestimento
Se tem um casa de banho estreita e comprida, esta ideia será muito útil. É um truque para obter profundidade, amplamente usada por designers e decoradores. Para adicionar profundidade à sala, cubra uma das paredes com o mesmo piso e as restantes paredes com materiais diferentes.

 

Dispensar o bidé
Se não usa ou pouco usa o bidé, sugerimos fortemente que o retire. Irá ter assim muito mais espaço para desfrutar. Se necessita de uma alternativa, sugerimos colocar uma torneirinha junto à sanita.

 

Sanitas compactas e lavatórios suspensos
Se tiver essa oportunidade sugerimos que coloque uma sanita compacta e suspensa. Irá poupar algum espaço ao encaixar o autoclismo na parede. Visualmente irá beneficiar de ter os móveis suspensos que permitem uma maior noção de espaço, assim como um estilo elegante e piso limpo de fácil limpeza.

Uma das vantagens da sanita suspensa em relação à normal passa pelo facto de ocupar menos espaço.
 
Algumas sanitas disponíveis na Bigmat Abrantes e Loures

 

Radiador de toalhas
O radiador de toalhas é um elemento ideal para aquecer a casa de banho e as toalhas ao mesmo tempo. Existem vários modelos, e existem modelos elétricos que podem ser instalados sem a necessidade de aquecimento em toda a casa.
  

2. Mudanças decorativas para ganhar espaço numa casa de banho pequena

 
Móveis suspensos e de pouca profundidade
Pelas mesmas razões que sugerimos sanitários suspensos, acreditamos que os móveis também o deverão ser. Sugerimos de igual forma que sejam móveis com pouca profundidade de forma a ter mais espaço de movimento na sua casa de banho.

Alguns móveis para wc pequenas disponíveis na Bigmat Abrantes e Loures

 

Espelhos grandes ou com móvel
O espelho multiplica a luz e a sensação de espaço com seu reflexo e, por isso, é um excelente elemento para criar mais espaço visual na sua casa de banho. Poderá por optar por um espelho grande e sem moldura dando ao seu espaço uma sensação visual de ser muito maior. Ou em alternativa, optar por uma solução mais prática com um armário espelhado em que com apenas 10cm de profundidade já consegue ter alguma arrumação para os seus produtos de higiene e beleza.
 
Organização e arrumação
Seja criativo, procure cantos e espaços onde poderá colocar prateleiras ou arrumação sem encher demasiado o espaço. Por exemplo, caso de ter uma sanita tradicional poderá colocar prateleiras por cima em que com decoração e caixas consegue ter arrumação e tornar o espaço agradável.

  
Estes são os nossos conselhos e ideias, esperemos que tenham gostado e que lhe sejam úteis.

Se tiver mais alguma sugestão poderá sempre comentar aqui.

 
 

Inspirado no artigo publicado originalmente em www.bigmat.pt
17 Fevereiro 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.